quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Paraíba perderá 2 deputados federais e 6 estaduais

Os senadores devem votar nesta quarta-feira (23/10) em plenário projeto de decreto legislativo para sustar uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que modifica o tamanho de 13 bancadas estaduais na Câmara dos Deputados a partir das próximas eleições.
De acordo com a decisão do TSE, aprovada pela maioria dos ministros em abril deste ano, o número de deputados será calculado com base na população verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2010. Assim, oito unidades da Federação perdem parlamentares, entre elas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Alagoas, e cinco têm as bancadas aumentadas. Os efeitos da resolução administrativa do TSE se estendem às assembleias estaduais.
Descontente com a medida, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) propôs a derrubada da decisão do TSE. Ele alega que a Corte usurpou competência exclusiva do Congresso Nacional, que tem, por direito, segundo ele, tratar do assunto por meio de lei complementar. Ele cita os votos divergentes entre os ministros do TSE, quando analisaram o caso, para fortalecer a sua ideia. “A ministra Cármen Lúcia não poupou críticas à decisão da Corte por ela presidida ao afirmar que ‘reconheço a inconstitucionalidade nesta sessão’”, diz.
A resolução do TSE também é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e pela Mesa da Assembleia Legislativa do estado nordestino. Eles ajuizaram ações diretas de inconstitucionalidade, no começo de junho, alegando que houve invasão de competência legislativa exclusiva do Congresso na definição da representatividade dos estados.
A Paraíba – ao lado do Piauí – é a unidade da Federação que mais perde com a determinação da Justiça Eleitoral: duas cadeiras cada. A assembleia da Paraíba ainda fica com seis deputados a menos pela resolução do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário