quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pastor se arrepende de pagar dízimo e tenta reaver dinheiro na Justiça

por Leiliane Roberta Lopes
 
Pastor se arrepende de pagar dízimo e tenta reaver dinheiro na JustiçaO Tribunal de Justiça em Santa Catarina negou a ação movida por um pastor aposentado que estava pedindo de volta o dízimo que foi descontado de seu salário entre maio de 2004 e janeiro de 2005.
O pastor, que é de Itajaí (SC), alegou arrependimento para tentar ter os valores devolvidos. Porém o desembargador Sérgio Izidoro Heil, relator do recurso, entendeu que ele não pode ser ressarcido.
O magistrado levou em consideração que ele como pastor levou muitas pessoas a pagarem o dízimo e que também o fazia só para “moralizar” os fiéis. Neste caso não havia ninguém lhe impondo o pagamento dos valores.
“De duas, uma: ou estava ele, quando em atividade, ludibriando os fiéis, ao afirmar ser o dízimo uma obrigação, ou está agora tentando utilizar-se de torpeza para reaver quantia que espontaneamente doou para a Igreja”, sentenciou o desembargador.
Há muitos processos de fiéis que se sentiram enganados em igrejas, principalmente neopentecostais, e entram na justiça pedindo os valores de volta. Se o fiel tiver como comprovar as doações, o advogado Ademar Volanski afirma que é possível sim ter esse dinheiro restituído pela denominação. Recentemente uma pessoa conseguiu que devolvessem os R$70 mil que ela havia ofertado durante um período que frequentou a igreja.
Mas no caso do pastor de Itajaí a Justiça não achou motivos para solicitar a devolução, já que ele não reclamou dos descontos até a propositura da ação e a parte legítima, que seria a igreja, não foi chamada para fazer parte do processo. Com informações G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário