segunda-feira, 18 de março de 2013

ARQUITETURA BARROCA DO RIO GRANDE DO NORTE -Igreja de Vila Flor e a casa de Câmera e Cadeia-


O barroco floresceu no Brasil desde o século XVII, caiu em desuso ao longo dos anos, porém no Nordeste, a tradição barroca teve uma enorme representação até o século XX. No Rio Grande do Norte temos muitos exemplos e em Vila Flor localizada na Região Agreste do Estado, distante 83 quilômetros de Natal, encontramos um conjunto arquitetônico que reúne a Igreja de Vila Flor e a Casa de câmera e cadeia.


A conhecida Igreja de vila Flor é na verdade a histórica Igreja de Nossa Senhora do Desterro, construída pelo frei jesuíta André do Sacramento que foi edificada em 1745. E o município de Vila Flor é a antiga aldeia de Cramació fundada em 1700.



A Casa de Câmera e Cadeia, tombada pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é responsável pela preservação do acervo patrimonial, tangível e intangível, do país. Esta construção é um dos poucos edifícios deste gênero do estado do Rio Grande do Norte e a sua construção data de 1743.

Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil
http://www.historiadaarte.com.br/barrocobrasileiro.html
Gurgel, Tarcísio. Introdução à cultura do Rio Grande do Norte/Tarcisio Gurgel, Vicente Vitoriano, Deífilo Gurgel. João Pessoa, PB: Editora Grafset,2003.
1ªFotografia (Igreja de Vila Flor): Cristina Melo. Aluna do curso Introdução à fotografia Digital, ministrado pela pesquisadora Elizete Arantes
As demais fotografias são de autoria da pesquisadora Elizete Arantes. 

COPIADO DE: http://elizetearantes.blogspot.com.br/2010/05/arquitetura-barroca-do-rio-grande-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário