
Abrir um negócio é lidar com incertezas. As dúvidas vão desde se os
clientes chegarão, se as vendas vão crescer até se a empresa vai dar
certo mesmo.
Para acalmar os nervos e não se preocupar tanto, a recomendação é
estar bem preparado. “O medo é normal porque estamos falando de uma
incerteza. Você tem que aprender a se virar”, diz Marcelo Nakagawa,
coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.
O plano de negócios é o começo ideal. Com planejamento, o
empreendedor tem um pouco mais de ideia do que o espera no futuro da
empresa. Além disso, é importante conhecer o dia a dia de um negócio.
Visitar lojas semelhantes e conversar com outros empresários é um passo.
Além disso, com os nervos aflorados, o dono da pequena empresa tende a
tomar decisões mais pessoais e nem sempre favoráveis para o negócio. “O
empresário tem que se preparar lendo também. Acho que a gente lê pouco
sobre gestão de negócios. A leitura ajuda a acalmar os ânimos”, diz
Nakagawa.
1. Tenha bons sócios
Dividir as angústias da pequena empresa com alguém já é um bom
caminho para acalmar o medo do empreendedor. “Brasileiro ainda tem um
pouco de preconceito em querer dividir poder. Mas sócios são muito bem
vindos quando têm competências complementares”, diz Nakagawa.
Ouvir a opinião de outras pessoas do negócio ajuda a amenizar um
pouco esse medo. Por isso, não escolha o melhor amigo ou cônjuge para
ser sócio antes de analisar como a pessoa realmente pode contribuir com o
negócio.
2. Faça um planejamento financeiro
Fazer contas, planilhas e previsões financeiras costuma ser, segundo o
professor, a parte considerada chata pela maioria dos empreendedores,
principalmente aqueles com mais facilidade para vendas e tarefas
operacionais.
Fazer o planejamento financeiro, no entanto, é essencial e pode
aliviar bastante o medo inicial. “O empreendedor tem que fazer planilhas
para o negócio, projetar fluxo de caixa, desenvolver cenários otimista,
realista e pessimista”, diz.
Outro passo importante para não surtar, especialmente nos primeiros
dias, é ter uma planilha também para organizar o tempo. Assim, é
possível saber se os esforços estão sendo dedicados ao que realmente
importa.
3. Busque mentores
Ouvir opiniões externas é uma forma de melhorar seu negócio e não
custa nada. O professor recomenda que os empresários tenham pelo menos
um mentor para conversar sobre a empresa, tirar dúvidas, ouvir
recomendações e ter exemplos.
“O fato de ter mentor e de conversar sobre o negócio com alguém que
está olhando de fora pode dar uma maior confiança e uma opinião
sincera”, indica.
Um bom mentor pode ser um empresário, um professor ou mesmo um amigo. “Precisa ajudar a enxergar o negócio como sistema”, diz.
Participar de grupos ou redes com outros empresários é uma boa dica.
“Pode ser para comer uma pizza de tempos em tempos e discutir negócios.
Isso tira um pouco da ansiedade”, afirma Nakagawa.
Fonte: Exame
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