sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Terra treme em duas cidades do interior potiguar, confirma UFRN

Por Beto Bello
No VNT do G1 RN
Uma série de tremores de terra foram registrados na manhã desta sexta-feira (21) no município potiguar de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. O mais forte, segundo o Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentou magnitude de 3.5 graus na escala Richter, considerado moderado. A escala vai até 9 graus.
“É um tremor considerado moderado para o Nordeste, mas em escala global é um evento pequeno”, informou Jorvi Juliá, professor do Departamento de Geofísica da UFRN. “A magnitude preliminar deste evento é de 3.5 graus na escala Richter”, completou.
Segundo informações da população, as casas e os prédios públicos balançaram durante os abalos. “Foi muito forte. Ficamos muito assustados”, declarou Miklecio Faustino da Silva ao departamento de Sismologia da UFRN.
Ainda de acordo com o departamento, ocorreram vários pequenos tremores, mas apenas os dois maiores foram divulgados. O primeiro às 9h20 e o segundo às 09h37 do horário local, que não acompanha o horário brasileiro de verão.
Tremores também foram sentidos na cidade de Jandaíra, a 116 Km de Natal, localizada ao Norte de Pedra Preta. “Como as cidades são vizinhas, é provável que os moradores tenham realmente sentido os efeitos do tremor”, indicou Jorvi Juliá.
“Há dois anos o departamento tem identificado atividade sísmica nesta região. Mesmo sabendo que há atividade sísmica, não é possível prever se haverá outro temor e qual a magnitude. Infelizmente não podemos prever”, destacou Juliá. “O último tremor registrado em Pedra Preta alcançou 2.4º Richter na escala, fato ocorrido no último dia 6″, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário