terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O mundo vai acabar?

"Por que o mundo não acabou ontem": Nasa lança vídeo do dia seguinte ao suposto apocalipse maia

A Nasa está tão confiante de que o mundo não vai acabar na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2012, que a agência norte-americana resolveu publicar antes do tempo um vídeo produzido para o dia seguinte ao suposto fim do mundo, ou o apocalipse maia.
Esboçando ponto por ponto cada um dos chamados "mitos" que cercam a crença do fim dos tempos por conta do calendário maia, astrônomos e especialistas desmentem qualquer teoria de que o Sol vai liberar radiação nociva para a atmosfera ou que um planeta vai se chocar contra a Terra.

Apesar de que nenhuma alma estará por perto para rir de alguém da agência espacial norte-americana caso eles estejam errados, o vídeo começa com a seguinte afirmação: "Se você está assistindo a esse vídeo, isso significa uma coisa: o mundo não acabou ontem".

"A coisa toda foi um equívoco desde o início", diz no vídeo John Carlson, diretor do Centro de Arqueoastronomia. "O calendário maia não termina em 21 de dezembro de 2012, e não houve profecias maias que antecipassem o fim do mundo nesta data."

Segundo a teologia maia, o mundo foi criado há 5.125 anos, em uma data que hoje corresponderia a "11 de agosto de 3114 a. C". Na época, o calendário maia era assim: 13.0.0.0.0. Em 21 de dezembro de 2012 será exatamente o mesmo: 13.0.0.0.0. No vídeo, há uma analogia com o hodômetro de um carro, no qual chega uma hora em que a "rolagem" dos quilômetros chega ao máximo e precisa ser zerada novamente para que tudo comece outra vez. A mesma coisa estaria ocorrendo com o calendário maia, que estaria iniciando uma nova contagem. 

Na linguagem dos estudiosos maias, 13 Bak'tuns, ou 13 vezes 144.000 dias, é o tempo transcorrido entre estas duas datas. Este foi um intervalo significativo na teologia deles, mas, de acordo com Carlson, isso não significa algo destruidor. Ou, pelo menos, não há indício de que isso irá ocorrer, segundo arqueólogos que estão examinando tudo o que encontram pela frente relacionado à cultura maia.

Carlson, que disse estar esperando por esse dia há mais de 30 anos, conta no vídeo que irá passar o dia 21 de dezembro em Yucatán, no México, terra natal dos maias, para refletir sobre a importância desta antiga civilização, que contemplou a extensão da "magnitude de tempo para além dos horizontes modernos".

FONTE: http://seuhistory.com/noticias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário