sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Saliva pode ajudar no diagnóstico de doenças como câncer, dizem cientistas

- Publicado no Blog do Robson Pires - E
20130810200730661529aA maioria das pessoas nem presta atenção na saliva, lembrando dela apenas quando a produção do líquido está mais baixa ou mais alta que o normal. Na secreção que protege os dentes e a língua, porém, pode estar uma importante ferramenta de diagnóstico médico. De acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Malmö, na Suécia, nos próximos 10 anos, um cotonete molhado será capaz de revelar, em poucos minutos, substâncias relacionadas a diversas doenças, como diabetes e alguns tipos de câncer. Hoje, o material já é usado para detectar o HIV — no Brasil, o teste rápido está disponível desde 2008.
A equipe de Björn Klinge, professor da Faculdade de Odontologia da instituição sueca, conduziu um estudo com 500 moradores da província de Skane, no sul do país. Os participantes deixaram amostras de saliva e preencheram um questionário com 58 perguntas sobre hábitos de higiene bucal e percepção da importância da saúde oral. Além disso, eles passaram por uma consulta clínica, na qual foram investigadas questões como tabagismo, uso de medicação e histórico de doenças. Posteriormente, os pesquisadores compararam a análise bioquímica da saliva às respostas do questionário e à ficha médica dos voluntários.
Eles constataram que a presença, no material, de níveis elevados de uma substância produzida pelo próprio corpo está associada a diversas condições inflamatórias, como doenças cardiovasculares, pressão alta, enterite e problemas nas articulações e nos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário