terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CONHECENDO O PAU D'ARCO


O Pau D'Arco ou ipê-amarelo (Tabebuia alba (Cham.) Sandwith) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, considerada a árvore símbolo do Brasil, descrita inicialmente em 1832 por Chamiso. 

A árvore recebe outros nomes populares como ipê-ouro, ipê-da-serra, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca. 
A espécie chega a uma altura de 30 metros. Seus tronco reto ou levemente tortuoso tem casca externa grossa, cinza-rosa, com fissuras longitudinais esparsas e profundas, com ramos grossos, tortuosos e compridos; possui copa alongada e alargada na base. As raízes de sustentação e absorção são vigorosas e profundas.
A queda de suas folhas coincide com o período de floração. Na nossa região, a floração inicia-se no final de outubro e vai até janeiro, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. Como a espécie floresce no início do verão é influenciada pela intensidade do mesmo. Quanto mais seco for o verão, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo.

A madeira do ipê é usada na construção civil, na forma de tacos e assoalhos, e muito apreciada na marcenaria e carpintaria.
Embora o Ipê seja considerado árvore símbolo do Brasil, pela Lei nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978 o pau-brasil foi declarado Árvore Nacional. Pelos projetos de lei PL-2293/1974 e PL-882/1975, tentou-se instituir o Ipê como flor nacional do Brasil. Ambos os projetos foram arquivados na Câmara dos Deputados. O projeto de lei PL-3380/1961 visava declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, Árvore e Flor Nacionais, mas este projeto não foi aprovado.
O Ipê é o nome popular de várias espécies de árvores brasileiras do gênero Tabebuia:
Foto: Paulo César Dantas Fernandes (Ipês no Cercado Grande - Canguaretama RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário