domingo, 19 de junho de 2011

Jovem brasileiro pensa positivo!

Do JORNAL NOSSA TERRA - NOSSA VIDA, domingo 19 de Junho de 2011.

Natal tem presenciado nos últimos dias uma grande mobilização contrária ao Poder Municipal, liderada por jovens insatisfeitos com a atual situação em que se encontra a cidade. A atitude dos manifestantes parece estar refletida no que revela o Projeto Sonho Brasileiro, uma das maiores pesquisas já realizadas sobre o futuro do País a partir da perspectiva da juventude brasileira.Divulgado na última segunda-feira, 13, o estudo mostra mudanças de atitude e pensamento dos jovens, como um comportamento mais coletivo e atuante na sociedade, orgulho de ser brasileiro e otimismo com o futuro do País, entre outros relativos à família, trabalho, emprego, economia, religião, educação e sonhos, coletivos e individuais.Patrícia concordou com o que  aponta a pesquisa
Patrícia concordou com o que aponta a pesquisa
A pesquisa foi realizada pela empresa paulista Box1824, especializada em mapeamento de tendências de comportamento. A parte quantitativa ficou a cargo do instituto Datafolha, que entrevistou 1.784 jovens, na faixa de 18 a 24 anos, em 173 cidades e 23 estados brasileiros, das classes A e E. Já a fase qualitativa ouviu jovens das classes A, B e C, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Diferente do comportamento individualista dos jovens dos anos 80 e 90, voltados para o êxito profissional de suas carreiras e o retorno financeiro, a juventude de hoje sente a necessidade de respeito e valorização do coletivo. Muitos demonstram o desejo de agir de alguma forma pelo bem da comunidade.
Os pesquisadores apontam como destaque do estudo o novo significado dado por essa geração ao trabalho, onde 24% afirmam que o maior anseio está relacionado à "profissão dos sonhos";16% disseram ter como maior sonho questões mais funcionais ligadas ao trabalho, como a conquista de um emprego melhor ou do primeiro emprego. De acordo com o Projeto Sonho Brasileiro, estabilidade, carreira e dinheiro são importantes para os jovens, mas dividem espaço com outras motivações, como realização pessoal e relevância social.
Veja mais em Tribuna do Norte on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário