domingo, 23 de fevereiro de 2014

Prefeita de Canguaretama apresentou balanço de ações na leitura da mensagem anual na Câmara


Na noite de ontem aconteceu a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Canguaretama, para o ano de 2014. Na sessão inaugural a prefeita Fátima Marinho fez a leitura da mensagem anual do Poder Executivo diante dos 13 vereadores, secretários e população canguaretamense.

Na mensagem a prefeita destacou as principais ações realizadas em 2013. Na infraestrutura ela falou do projeto habitacional com a viabilização da construção de 165 casas de alvenaria no município, como também a restauração de 7.315 m² de vias públicas. Na saúde, teve evidência as obras das academias de Piquiri e de Barra do Cunhaú, que estão em fase de conclusão, a ampliação dos postos Carolina Schuler e Meira Lima II e a aquisição de 11 veículos para transportar pacientes. No setor da educação, a prefeita citou a reforma de todas as escolas da rede municipal de ensino como também, a merenda escolar de qualidade feita a partir de equipamentos comprados pela Prefeitura e a reabertura de duas bibliotecas municipais. Na assistência social os cursos de capacitação e o programa Canguaretama Cidadã, que totalizou cerca de sete mil atendimentos foram destaques. Já na agricultura, a prefeita ressaltou o arrendamento de 30 hectares de terra, o corte de outros 300 hectares e a distribuição de duas mil doses de vacina e 600 quilos de sementes para plantio. No turismo, Fátima falou da participação em feiras nacionais e a emenda parlamentar do ministro Garibaldi Alves filho para reforma e ampliação do centro de turismo e do centro de artesanato, sinalização turística e iluminação da orla. E na segurança, a reforma do posto policial de Piquiri e presença mais freqüente de uma viatura como também efetivo policial na localidade.

Na mensagem anual a Prefeita também estabeleceu metas da administração municipal para este ano. Em 2014, a Prefeitura vai viabilizar a construção de mais 500 casas e a pavimentação de mais ruas, a exemplo do bairro do Salém, que já tem recursos garantidos da emenda parlamentar de autoria da Deputada Estadual Gesane Marinho. Na saúde, mais profissionais vão compor o quadro, a partir do programa Mais Médicos e duas novas unidades básicas vão ser construídas, uma no conjunto Meira Lima e outra no Cercado Grande. Na educação, a Prefeitura está viabilizando a construção de duas novas creches para o município, uma no bairro do Salém e outra na estrada da Barra do Cunhaú, que vai beneficiar 480 crianças. Na assistência social, Canguaretama recebe em abril o programa Justiça na Praça, uma importante ação em favor dos canguaretamenses. Na segurança, é destaque a vinda do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) à Piquiri.  E no turismo, o andamento do inventário turístico, passaporte para a chegada de recursos, que vão promover uma transformação no setor.

Com todas as metas apresentadas, a Prefeitura Municipal de Canguaretama reforçou o compromisso com o trabalho, com a adimplência da Prefeitura, com o pagamento em dia, com os projetos e programas e com as obras. “Dois mil e treze foi um ano de superação. Temos grande orgulho em dizer que a Prefeitura finalmente saiu da lista nacional de inadimplentes, fato que não acontecia desde 2010 e que reabriu as portas da nossa cidade para a transferência de recursos voluntários. Recursos, aliás, que já começaram a chegar, por meio de emendas parlamentares estaduais e federais e da viabilização de projetos no Governo Federal. A partir desse trabalho transparente pretendemos viabilizar a Canguaretama que desejamos e que graças a um esforçado empenho já em curso começamos a tornar realidade”, relata a prefeita Fátima Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário