sexta-feira, 13 de abril de 2012

Governo do Estado quer mais estudantes potiguares em universidades americanas


Jean Custo
Representante do Departamento de Estado na SEEC
Representante do Departamento de Estado na SEEC

Governo do Rio Grande do Norte manifesta em Washington, nesta segunda-feira (09), interesse em promover intercâmbio de jovens para estudarem em universidades americanas, através do Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal.

A manifestação ocorreu logo após a secretária de Estado Hillary Clinton afirmar que o Governo Barack Obama quer mandar 100 mil americanos para estudarem no Brasil e outros países e receber quantidade semelhante de alunos estrangeiros nas universidades americanas.

Presente na ocasião, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, externou o interesse do Rio Grande do Norte de participar efetivamente desse programa.

Betania recebe representante do Departamento de Estado

O esforço pela parceria começou a ser desenvolvido em visita que a representante especial do Departamento de Estado dos EUA, Reta Jo Lewis, fez a secretária estadual de Educação do Rio Grande do Norte, professora Betania Ramalho, no dia 25 de janeiro deste ano na sede da SEEC.

Na oportunidade a representante do Departamento de Estado dos EUA propôs parceria nos campos do Intercâmbio de jovens estudantes e da Educação Técnica e Profissional.

Naquela ocasião, a secretária Betania Ramalho disse que o mais importante no Rio Grande do Norte e também no Brasil é fortalecer as populações menos assistidas com políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade e Educação de qualidade. Informou também que a SEEC pretende lançar um Edital visando a possibilidade de um intercâmbio entre alunos e professores, brasileiros e americanos, para um comprometimento de formação continuada. "Temos também muito interesse na cooperação na área da Educação Técnica e Profissionalizante. Nosso desafio é assistir bem a todos", acrescentou Betania Ramalho.

Reta Jo Lewis concordou com a secretária da Educação do Rio Grande do Norte sobre a importância do acesso a uma Educação de qualidade para todos. "Temos experiências em alguns estados dos Estados Unidos nesse sentido que podemos compartilhar", afirmou.

Os EUA já receberam, em 2012, 700 estudantes brasileiros e o Departamento de Estado Americano vem trabalhando na área de ensino superior para expandir a parceria que chegou a 42 estados americanos. O RN quer estimular a participação dos universitários potiguares e para isso deverá apoiar as universidades do Estado. 

FONTE: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=30670

Nenhum comentário:

Postar um comentário