quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

E as chuvas não vêm?


Começou ontem em Fortaleza - e vai até sexta-feira - o 14º encontro internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Durante toda a semana, meteorologistas brasileiros, da Agência Espacial Européia e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (França), vão debater temas como estágio atual da meteorologia no Brasil, analisar dados do satélite SMOS sobre Salinidade no Oceano e Umidade do Solo e traçar o prognóstico da estação chuvosa de 2010 no sertão nordestino. A Fundação Cearense de Meteorologia dá o tom do relatório que será divulgado na sexta-feira ao dizer que fica evidenciado um resfriamento anômalo da Temperatura de Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico equatorial. "Este resfriamento é conhecido também como fenômeno La Niña. Para o primeiro semestre de 2012, há uma consolidação de La Niña e este fator indica, historicamente, uma tendência de não haver chuvas abaixo da média no Ceará. Entretanto, os meteorologistas também precisam levar em consideração a análise da TSM do Oceano Atlântico equatorial", que será feita durante o encontro.

Como tradicionalmente ocorre todos os anos no sábado anterior ao encontro dos meteorologistas, os "profetas" do clima se reuniram e chegaram à conclusão de que 2012 será bom para a agricultura. Na abertura do encontro dos meteorologistas, ontem na sede da Funceme surgiu uma pergunta: "se o ano será bom de inverno, por que as chuvas da quadra invernosa ainda não chegaram no semiário?" No site da Funceme não havia registro de chuvas no final se semana. No da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte também não.

Do dia 1º de janeiro até ontem contam-se nos dedos as chuvas no sertão do RN. A maior delas foi em Pedro Avelino (20 milímetros). É bom lembrar que as chuvas da quadra invernosa começam por aqui no final de fevereiro/início de março.

FONTE: Tribuna do Norte On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário