domingo, 23 de março de 2014

Gesane Marinho cobra seguro-defeso para pescadores do Agreste durante 5º Grito da Pesca

O 5º Grito Nacional da Pesca e Aquicultura movimentou a Barra do Cunhaú durante todo este sábado (22) e reuniu lideranças do setor, autoridades e políticos de todo o Rio Grande do Norte e algumas partes do país. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) foi uma das que prestigiou o evento, e aproveitou para cobrar aos governos federal e estadual melhorias para a atividade pesqueira do Agreste potiguar. 

Diversos representantes de colônias de pescadores de cidades como Canguaretama, Georgino Avelino, Tibau do Sul e Macaíba estiveram presentes e aproveitaram para reivindicar incentivos e melhores condições de trabalho. O direito ao seguro-defeso foi uma das reivindicações encampadas pela deputada Gesane Marinho, que em seu discurso aproveitou para cobrar ao ministro da Pesca e Aquicultura Eduardo Lopes, que também estava presente. 

"Sabemos como é difícil a vida dentro e fora do mar. E não existe oportunidade melhor para pedirmos ao Governo Federal, aqui representado por três ministros de Estado, que considerem a inclusão dos pescadores de Canguaretama, Arez e Georgino Avelino no seguro-defeso. Nossos trabalhadores precisam desse benefício durante os meses do período de defeso para complementar o sustento da família e melhorar seus barcos e equipamentos", disse, sendo aplaudida logo em seguida pelos pescadores presentes. 

Canguaretama, assim como Arez e Senador Georgino Avelino, não têm direito ao seguro-defeso conferido pelo Ministério do Trabalho e Ibama. Gesane Marinho aproveitou a realização do Grito da Pesca para cobrar tal pleito dos pescadores, assim como para pedir que se considere a construção de uma sede própria para a colônia de Canguaretama e uma unidade de beneficiamento para processar o pescado. 

"O sonho de ter uma unidade de beneficiamento próprio é antigo e nós estamos aqui hoje para, unidos, cobrar a realização deste sonho. Sabemos que existe a figura do atravessador, o que faz com que muitos pescadores faturem muito menos do que deveriam com sua produção. Uma unidade de beneficiamento agregaria valor ao produto e melhoraria a vida desses trabalhadores", emendou Gesane. 

Participaram ainda do 5º Grito da Pesca e Aquicultura os ministros Eduardo Lopes (Pesca e Aquicultura) e Manoel Dias (Trabalho), presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln, prefeita de Canguaretama Fátima Marinho, presidente da Câmara Federal Henrique Alves, governadora Rosalba Ciarlini e presidente da Câmara de Vereadores de Canguaretama, João Paulo Pessoa. 

Antes da abertura do evento em Barra do Cunhaú, as autoridades participaram de uma cerimônia de entrega de título de cidadão canguaretamense na Câmara Municipal de Canguaretama. Receberam o título o ministro do Trabalho Manoel Dias, senadores Marcelo Crivella e Benedito Lira (representados pelos ministros da Pesca, Eduardo Lopes, e da Previdência Social, Garibaldi Filho), presidente da CNPA Abraão Lincoln e chefe de gabinete do Ministério da Pesca, Margarett Cabral. 

Assessoria de Comunicação - Deputada Gesane Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário