Governo do Rio Grande do Norte manifesta em Washington, nesta segunda-feira (09), interesse em promover intercâmbio de jovens para estudarem em universidades americanas, através do Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal.
A manifestação ocorreu logo após a secretária de Estado Hillary Clinton afirmar que o Governo Barack Obama quer mandar 100 mil americanos para estudarem no Brasil e outros países e receber quantidade semelhante de alunos estrangeiros nas universidades americanas.
Presente na ocasião, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, externou o interesse do Rio Grande do Norte de participar efetivamente desse programa.
Betania recebe representante do Departamento de Estado
O esforço pela parceria começou a ser desenvolvido em visita que a representante especial do Departamento de Estado dos EUA, Reta Jo Lewis, fez a secretária estadual de Educação do Rio Grande do Norte, professora Betania Ramalho, no dia 25 de janeiro deste ano na sede da SEEC.
Na oportunidade a representante do Departamento de Estado dos EUA propôs parceria nos campos do Intercâmbio de jovens estudantes e da Educação Técnica e Profissional.
Naquela ocasião, a secretária Betania Ramalho disse que o mais importante no Rio Grande do Norte e também no Brasil é fortalecer as populações menos assistidas com políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade e Educação de qualidade. Informou também que a SEEC pretende lançar um Edital visando a possibilidade de um intercâmbio entre alunos e professores, brasileiros e americanos, para um comprometimento de formação continuada. "Temos também muito interesse na cooperação na área da Educação Técnica e Profissionalizante. Nosso desafio é assistir bem a todos", acrescentou Betania Ramalho.
Reta Jo Lewis concordou com a secretária da Educação do Rio Grande do Norte sobre a importância do acesso a uma Educação de qualidade para todos. "Temos experiências em alguns estados dos Estados Unidos nesse sentido que podemos compartilhar", afirmou.
Os EUA já receberam, em 2012, 700 estudantes brasileiros e o Departamento de Estado Americano vem trabalhando na área de ensino superior para expandir a parceria que chegou a 42 estados americanos. O RN quer estimular a participação dos universitários potiguares e para isso deverá apoiar as universidades do Estado.
FONTE: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=30670
Nenhum comentário:
Postar um comentário