terça-feira, 19 de julho de 2011

Aniversário do município é hoje

Canguaretama completa 153 anos de existência hoje. Diferente do que muita gente pensa, o aniversário da cidade não é em 16 de abril!


 Veja o que diz a História:

A primeira tentativa de transferência ocorreu em 1857, mas o projeto foi devolvido por não conter boas razões. Em 1858, na ausência do presidente Antônio Machado da Costa Dória, o padre José de Matos Silva enviou o projeto para seu substituto, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves.
O projeto foi votado pela Assembleia Provincial, que aprovou a lei nº 367 de 19 de julho de 1858, segundo a qual, o povoado Uruá, já chamado de Penha, foi elevado à categoria de município passado a se chamar Vila de Canguaretama. Vila Flor foi reduzida a um povoado subordinado ao novo município criado.
Em 1858, além da vila de Canguaretama, surgiram também a vila de Nova Cruz e Ceará Mirim. O desenvolvimento comercial da província do Rio Grande do Norte, a partir da segunda metade do século XIX, propiciou o surgimento do novo município. Essas mudanças ainda eram reflexos da autonomia econômica da província, conquistada em 1818.

Nenhum comentário:

Postar um comentário