sábado, 19 de maio de 2012

América, de virada, bate o Goiás na abertura da Série B do Brasileiro

Os visitantes abriram o marcador; no fim, os potiguares venceram por 5 a 2. Com o resultado, e pelo saldo de gols, o rubro lidera a competição na primeira rodada.

 O América recebeu e bateu o Goiás em Goianinha - 5 a 2 - na abertura da Série B do Campeonato Brasileiro.


O Goiás começou mostrando força: com apenas 2 minutos de jogo, Ricardo Goulart lançou Jr. Viçosa, que invadiu a área, arriscou chute duas vezes, a zaga aparou, Viçosa ficou com o rebote e insistiu, e desta vez a zaga "bateu biela" e acabou não dando para o goleiro Dida. Bola no fundo das redes. Goiás, 1 a zero.

O América buscou se recuperar. Após duas oportunidades com perigo real - aos 6 minutos, Wanderson cobrou falta, a bola seguiu rumo ao canto e o goleiro do Goiás se esticou todo para defender; e aos 15 Jr. Xuxa arriscou chute firme, e o goleiro teve que se mexer - o empate custou um pouco mas veio: aos 20 minutos, Jr. Xuxa recebeu bola pela direita e chutou firme de longe, o goleiro só viu a bola quando a mesma já estava no fundo das redes. América, 1 a 1.

A esta altura, os rubros já haviam reparado que o Goiás, que estava jogando com um esquema defensivo 4-5-1, só avançava "em linha" - então, para "derrubar a linha" era preciso tocar rapidamente a bola e fazê-la girar de um lado para outro com rapidez. Pensado, dito e feito.Três minutos depois, a virada: em contra-ataque, Lúcio Curió lançou Isac, que recebeu entre os zagueiros, limpou dos marcadores, deixou o goleiro "batido" e chutou redes adentro. América, 2 a 1.

Aos 34 minutos, Lúcio Curió lançou rapidamente Isac, que deixou a zaga "batendo biela", mirou no canto e chutou firme na saída do goleiro. América, 3 a 1 - a esta altura, pelo jeito que o time da casa estava jogando, uma goleada parecia estar próxima.

Mais 4 minutos e Lúcio Curió recebeu lançamento entre os zagueiros, se infiltrou de vez na área e chutou firme para o fundo das redes, encobrindo o goleiro. América 4 a 1 - foi o placar ao fim do primeiro período.

A história continuou no segundo tempo. Aos 5 minutos, Isac recebeu bola cruzada de Lúcio Curió da linha de fundo, avançou na área e devolveu a bola para o próprio Lúcio Curió completar; o Goiás "aceitou". América, 5 a 1.

Daí em diante, os anfitriões potiguares trataram de manter a bola em franco movimento, mas desta vez buscando cadenciar o jogo e de certa forma administrar a situação - enquanto o Goiás tratou de se recuperar, sem sucesso. De quebra, a arbtragem distribuiu uma série de cartões, e o próprio América perdeu algumas oportunidades para fazer da goleada um "massacre".

Porém, aos 38 minutos, em meio a uma confusão na área, Tiago - que havia entrado no América poucos instantes antes, substitundo Nata - pôs a mão na bola. Pênalti, convertido por Rafael Tolói no minuto seguinte - Goiás 2 a 5.

Os últimos minutos seguiram movimetados, e o marcador estacou de vez. Placar final, América 5 a 2.

AMÉRICA-RN x GOIÁS-GO
Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha/RN
Data: 19 de maio de 2012, sábado
Horário: 16h20
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza e Marcos A. da Silva Brígido (ambos do CE)

Cartão Amarelo
América: Cléber, Lúcio, Isac, Júnior Xuxa, Soares e Pingo
Goiás: Harlei, Rafael Toloi e Netinho.

Cartão Vermelho
América: Não houve
Goiás: Não houve

Gols
América: Júnior Xuxa (20´/1T), Isac (23´/1T) (34´/1T), Lúcio (38´/1T)(5´/2T)
Goiás: Junior Viçosa (3´/1T), Rafael Toloi (39´/2T)

AMÉRICA
Dida; Norberto, Edson Rocha, Cléber e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Nata (Thiago) e Júnior Xuxa; Isac (Soares) e Lúcio (Pingo).
Técnico: Roberto Fernandes

GOIÁS
Harlei; Vítor, Rafael Toloi, Ernando e Bruno Collaço (David); Marcos Paulo, Thiago Mendes, Thiago Humberto (Wallinson) e Ricardo Goulart (Netinho); Junior Viçosa e Richely.
Técnico: Enderson Moreira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário