domingo, 27 de maio de 2012

31 DE MAIO É O DIA MUNDIAL SEM TABACO

Por Assessoria Sesap
“Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Este alerta é o tema deste ano da campanha do Ministério da Saúde em parceria com Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o combate ao tabagismo.
A próxima quinta-feira, 31 de maio, é lembrada como o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), uma palestra para os servidores da instituição.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, explicou que além dos danos à saúde, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade. “A cada 300 cigarros produzidos, 1 árvore é derrubada. Quem fuma 20 cigarros por dia derruba 2 árvores por mês”, informou.

No Rio Grande do Norte, 13,1% da população maior de 18 anos é fumante. A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Sesap, Severina Oliveira, informou que cada município irá montar a sua estratégia para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, com panfletagens, palestras e caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário