quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FNF adia início da decisão do turno

Publicação: 17 de Fevereiro de 2012 às 00:00 - FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticia/fnf-adia-inicio-da-decisao-do-turno/212275

Com a confirmação do clássico ABC e América na final do primeiro turno, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), junto com as autoridades de Segurança do Estado e mais os representantes do Ministério Público decidiram tomar algumas medidas apontadas como importantes. A primeira delas foi a confirmação do adiamento do dia do confronto, que sai da Quarta-Feira de Cinzas, para quinta-feira, dia 23, sendo mantidos a hora (20h30) e o local do jogo (Nazarenão). Outra decisão é que está liberada a presença das duas torcidas no estádio.
  Promotor Luiz Marinho se preocupa com isolamento dos alvinegros

As decisões ocorreram após a visita de uma comissão formada pelo presidente da FNF, José Vanildo, do promotor Luiz Eduardo Marinho e do coronel Alarico Azevedo e representantes do América a Goianinha, onde foi realizada uma vistoria em toda área do estádio.  Depois a Polícia Militar garantiu as condições de segurança necessárias para realização do espetáculo no local.

Levando em consideração que, na Quarta-Feira de Cinzas, ainda existem muitas programações carnavalescas no estado e que neste dia as tropas da PM - deslocadas para o interior -estarão regressando para Natal, bem como ocorrerá um grande fluxo de veículos na BR-101 fazendo o mesmo trajeto, José Vanildo afirmou que resolveu atender o apelo das autoridades e baixar resolução adiando o confronto.

Com relação a segurança, o coronel Alarico disse que a estrutura do clássico será a mesma utilizada nos jogos em Natal. "Vamos contar com um efetivo de 400 homens e com auxílio da Polícia Rodoviária Federal. O policiamento interno do Nazarenão será realizado pelo  Batalhão de Choque, o externo ficará a cargo da Cavalaria e dos homens do 8º Batalhão, sediado em Nova Cruz e que também possui companhias em Goianinha e Canguaretama. Integrantes do batalhão feminino também vão integrar esse efetivo", adiantou Alarico Azevedo.

O policial fez questão de dar um conselho a quem pretende prestigiar o espetáculo. "É melhor não beber e ir para o Nazarenão apenas com intuito de torcer e apoiar o seu time. Quem for lá pensando em brigar ou praticar desordens, na certa terá problema com a Polícia. Aquela região estará muito bem vigiada", disse.

O presidente do América, Alex Padang, ressaltou que o estádio Nazarenão passará por um grande teste, ele que inicialmente se mostrava contrário a realização de um clássico no local aberto para as duas torcidas, agora aposta na força policial para conter a onda de violência.

"A maioria absoluta dos integrantes das torcidas de América e ABC são de cidadãos de bem, que trabalham e têm no futebol um meio de diversão. Não podemos deixar que um grupo de 20 ou 30 indivíduos mal intencionados acabe com a diversão de milhares de pessoas", destacou Padang.

ABC não faz objeções às mudanças e se diz satisfeito

Se em princípio a diretoria do ABC se mostrava contrária ao adiamento da primeira partida da final do 1º turno do Estadual, pode-se dizer que o ato baixado pela Federação Norte-Riograndense de Futebol - passando o jogo para o próximo dia 23 - já não é visto da mesma forma. O vice-presidente de futebol do alvinegro, Flávio Anselmo, confessou ter mudado de ideia: "acredito que a decisão foi melhor para todos", ressaltou.

O dirigente disse ter ficado satisfeito não só com a alteração, que permitirá aos clubes darem um dia de folga aos atletas durante o Carnaval, bem como com a quantidade de ingressos que a diretoria americana decidiu colocar a disposição do ABC.

"Não temos do que reclamar, pela lei eles teriam de nos passar apenas 600 ingressos. Como estarão nos passando mil, o ABC irá contar com um bom efetivo de representantes em Goianinha. Mas peço aos nossos torcedores que procurem garantir logo os seus ingressos, pois não será permitida a venda no dia do jogo no estádio", frisou.

O promotor de Defesa do Estatuto do Torcedor, Luiz Eduardo Marinho, como autoridade, ficou satisfeito com a solução encontrada. "A torcida do ABC ficará completamente isolada da do América. A prefeitura prometeu colocar tapumes para separar a parte reservada aos abecedistas que terão acesso ao seu local no estádio, pelo portão lateral. Lá também vai funcionar o estacionamento exclusivo para imprensa e os torcedores do ABC", informou. Como cidadão e torcedor, Luiz Eduardo continua achando que o melhor local para abrigar o clássico continua sendo o Frasqueirão,

O presidente do América, Alex Padang confirmou a majoração no preço dos ingressos, que vão custar R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 para estudantes e idosos. "É um espetáculo diferente", disse.

Sistema defensivo é o ponto fraco

O que era especulação, se confirmou na tarde de ontem. O vice presidente de futebol do ABC, Flávio Anselmo revelou que o clube acertou a contratação do meio-campo Tiaguinho - que vinha atuando pelo Atlético/GO - e agora corre contra o tempo em busca de regularizar o jogador para que ele fique à disposição do técnico Leandro Campos já para a primeira partida da final do turno, na próxima quinta-feira, contra o América, no Nazarenão, em Goianinha. Como essa semana é a do Carnaval, o funcionamento do setor de registros da Confederação Brasileira de Futebol funciona apenas até hoje e caso o alvinegro não consiga efetivar a regularização do atleta, o meio-campo só vai poder estrear pelo time abecedista no segundo turno.

Se o dirigente estava satisfeito pelo acerto com o jogador, que vem para substituir Raul, em  recuperação de uma cirurgia no rosto, o mesmo não se pode dizer em relação ao volante Basílio. A lesão sofrida no joelho esquerdo, na partida contra o Palmeira de Goianinha pela última rodada da fase de classificação do primeiro turno, foi mais grave do que aparentava e o jogador deve ficar fora do time, a princípio, por 40 dias. O resultado de um exame realizado ontem, que deve ser divulgado hoje, pode apontar um lesão nos ligamentos, o que faria Basílio ter que passar por outra cirurgia e tirá-lo do restante da temporada.

E o jogador vem fazendo falta no time, já que o técnico abecedista vem reclamando bastante do seu setor defensivo, que em 10 partidas, só não sofreu gols em uma. "Hoje estamos permitindo que o adversário chegue muito perto da nossa área e finalize. Eu gosto de marcação forte e isso não está acontecendo. Hoje jogamos e marcamos como time grande. Temos que jogar como time grande e marcar como time pequeno. Estamos tomando gols em todos os jogos o que mostra que alguma coisa está errada e que é preciso melhorar na marcação. Precisamos melhorar na parte ofensiva, mas precisamos melhorar na marcação que não está como eu quero", finalizou.

Flávio Araújo preocupado com a má pontaria do time

Aliviado com a classificação para a final do primeiro turno, depois de passar por problemas dentro da competição, inclusive tendo seu cargo de treinador ameaçado, Flávio Araújo já pode começar a armar o time para a grande decisão contra o ABC. E, é pensando nisso que o treinador americano já sabe que defeitos apresentados nas últimas partidas e que vai trabalhar nos próximos dias para corrigi-los. "Incorremos no mesmo erro do jogo passado contra o mesmo Santa Cruz,  que foi de errar as finalizações. Agora vamos ter um tempo maior para trabalhar e vamos nos encontrar em relação a esse aspecto já que nos outros pontos estamos bem. Vão ser duas grandes partidas,  com o primeiro em Goianinha e vamos trabalhar para fazer um grande jogo", disse Flávio Araújo.

O meio-campo Júnior Xuxa, que vinha sendo contestado pelos torcedores, parece ter recuperado seu bom futebol do início da competição e vem sendo decisivo nos últimos jogos, inclusive marcados gols. Para o camisa 10 americano, o time precisa estar preparado para enfrentar os dois clássicos que vão apontar o campeão do primeiro turno. "Temos que estar preparados. Independente de qualquer coisa é um clássico. Nós estamos em uma crescente e eles continuaram bem no campeonato. Espero que possamos fazer uma grande final e que possa ser um jogo bonito, de duas grandes equipes. Vamos dar o melhor para sair com um bom resultado", declarou.

A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol já decidiu quem vai ser o árbitro do primeiro jogo da final. Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira, ficou decidido que Lenílson Lima vai comandar o espetáculo.

Clube anuncia interino para ser o novo treinador

A diretoria do ASSU decidiu que não irá contratar outro profissional para substituir o técnico Ademilson Venâncio. O substituto do treinador paulista será Damião de Oliveira, também conhecido no meio futebolístico como Damião de Bia. Ele trabalhava como auxiliar e preparador de goleiros do Camaleão, mas foi remanejado para a função de treinador.

A opção por Damião segue a lógica, visto que o seu nome era o mais cotado para assumir o clube no início do ano, mas ele avisou que não abriria mão de participar da Copa São Paulo de futebol sub-18. Isso porque ele assumiu voluntariamente o time sub-18 e conseguiu a classificação inédita para essa competição, que é o principal evento de categorias de base do Brasil. Essa foi, inclusive, a única participação de um clube fora da Região Metropolitana de Natal em toda a história.

Além disso, Damião fez um trabalho valioso no Campeonato Estadual do ano passado. Ele assumiu o time em meio a uma profunda crise, visto que o ASSU era o penúltimo colocado, com apenas três pontos conquistados em sete jogos. Ele colocou o time nos eixos, deixou o perigo do rebaixamento e estacionou na zona intermediária da tabela até o restante do Campeonato Estadual.

Com seu jeito simples de trabalhar, Damião conseguiu uma resposta de imediato no Estadual do ano passado. O time já venceu no primeiro jogo com o técnico no comando e ainda passou quatro rodadas invicto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário