segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A importância do defeso do Caranguejo Uçá


O defeso do caranguejo uçá foi criado para proteger os animais durante o período reprodutivo, conhecido como "andada". É nessa época que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal, para reprodução e liberação de ovos, momento em que o crustáceo fica mais vulnerável à pesca indevida, o que acarreta danos ao meio ambiente e compromete o estoque do recurso pesqueiro.
Em 2016, o primeiro período de defeso acontece entre os dias 10 e 15 de janeiro. Desse modo, fica proibida a captura, o transporte, beneficiamento, a industrialização e a comercialização dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes, que não foram declarados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O transporte e a comercialização dos estoques declarados, deverão estar acompanhados, da origem até destino final, da Guia de Autorização de Transporte e Comércio, solicitada na secretaria. Evite multas, haverá ação conjunta do Ibama, Polícia Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente.

Compartilhe essa informação a ajude a preservar o caranguejo uçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário