domingo, 9 de dezembro de 2012

A fé do povo de Canguaretama!




A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé.
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional.
No contexto religioso, "fé" tem muitos significados. Às vezes quer dizer lealdade a determinada religião. Nesse sentido, podemos, por exemplo, falar da "fé cristã". Para religiões que se baseiam em crenças, a fé também quer dizer que alguém aceita as visões dessa religião como verdadeiras. Para religiões que não se baseiam em credos, significa que alguém é leal para com uma determinada comunidade religiosa.
Em alguns momentos especiais essa fé pode ser apreciada com demonstrações extremas e únicas. Esses indivíduos são vetores que espalham a fé contaminando os outros corações de esperança e conforto. Vemos nesses exemplos se repetirem todos os ano na procissão de Nossa Senhora da Conceição em Canguaretama. Pés desprotegidos se arrastam pelas ruas em sinal de penitência e submissão a Deus. Tijolos equilibrados na cabeça apontam para a simbologia de que estamos abaixo de Deus. Neste ano de 2012 o mais impressionante foi ver o povo lutando para encostar a mão na "NAU CATARINETA" e poder tocar na nave que levava a imagem da Mãe de Deus como quem tentava tocar nas vestes do Salvador Jesus. Faz lembrar o Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo.
Promessas são pagas nesse dia em homenagem particular que se torna evangelização. Essas promessas são feitas para se transmitir segurança, pois, diz-se que ela será cumprida. E assim a fidelidade do homem com Deus se renova.
Parabéns ao povo pela demonstração de FÉ.
















Fotos: Aldo Galvão.
Pesquisa: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário