sexta-feira, 6 de abril de 2012

Professores e Funcionários lotam a Câmara Municipal de Canguaretama em busca de seus direitos!!!


A noite da terça feira do dia 03 de abril foi marcada por um acontecimento memorável para os educadores de Canguaretama. A categoria, repreoordenação Regional do SINTE-RN e contando com o apoio e a presença de professores e funcionários de escolas, lotaram a Câmara Legislativa da cidade, tornando seu espaço pequeno ao mesmo tempo que uma verdadeira multidão se aglomerava aos arredores da Casa.
A sessão legislativa teve início às 21 horas com a dos Vereadores Carlinhos Fagundes e Dal, ambos compõe a base aliada do poder executivo municipal. Os outros sete legisladores se fizeram presentes naquele momento tão importante para a classe de educadores do município.
Os profissionais da educação foram motivados a participar do ato devido ao não cumprimento do reajuste de 22,22% conforme determinado pelo MEC, por parte da administração pública municipal. Segundo o sindicato local, apesar de ter sido realizada uma promessa por parte do executivo municipal, durante a jornada pedagógica, de pagar o piso, não se constatou o reajuste anunciado pelo MEC em fevereiro. Esse foi o motivo que levou a Regional do SINTE a acionar a Câmara Legislativa da cidade, pois na sexta feira estiveram na secretaria de educação e nada foi resolvido.
Além da votação da aplicação do Piso Nacional de 22,22%., um outro ponto importante foi a reivindicação por parte dos ASG`s, secretários escolares e inspetores para aprovação de um Projeto que altera a Lei Orgânica do Município, estabelecendo o horário corrido para estes profissionais. Ele já possuiam essa prática, mas voltaram ao horário de dois expedientes sob a alegação de falta de funcionários. Como já ocorreu o concurso e os funcionários já estão empossados e a scretaria não se pronunciou sobre o assunto, os funcionários das escolas enviaram um projeto para a câmara na intenção de regulamentar a prática do "horário corrido" de 6 horas diárias.
Outro fato que não passou de maneira nenhuma despercebido, foi a ausência do Secretário de Educação do Município, o qual, aprazado, foi convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos na tribuna. Embora, tenha justificado o seu não comparecimento, a falta de atendimento ao chamado do Poder Legislativo causou grande insatisfação e desconforto, sendo levantada, em conformidade com a Lei Orgânica, a hipótese de punição para o Secretário de Educação pela mesa diretora, fato que seria discutido logo após a Sessão.
Contrariando as especulações, a aplicação do Piso Nacional de 22,22% para os educadores da cidade de Canguaretama foi aprovada por unanimidade pelos sete vereadores presentes, que após discursos eloquentes, justificaram seu posicionamento, satisfazendo assim, os presentes. O Projeto, segue agora para o gabinete do poder executivo, onde se esperam o seu sancionamento imediato. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário