A primeira avaliação do
desempenho das operadoras de telefonia celular feita pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) mostrou que as quatro empresas analisadas (Vivo,
Claro, TIM e Oi) não conseguiram cumprir a meta estabelecida em relação ao
serviço de conexão à rede de dados. Os resultados são referentes aos meses de
agosto, setembro e outubro do ano passado.
A meta da Anatel é que
as operadoras cheguem a cerca de 98% de sucesso no acesso à internet pela rede móvel.
Em outros indicadores, no entanto, como o índice de queda de chamadas, queda de
conexão da internet pela rede móvel e acesso à rede de voz, as empresas
atingiram as metas estipuladas pela agência.
A análise começou a ser
feita depois que a Anatel suspendeu as vendas de novas linhas por 11 dias, em
julho do ano passado, por causa do desempenho insatisfatório das operadoras. As
empresas tiveram que apresentar planos, que contemplam investimentos na
melhoria das redes, do atendimento ao usuário e diminuição de interrupções do
serviço.
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), destacou que as operadoras vêm cumprindo praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador. Segundo a entidade, as operadoras aumentaram os investimentos em 14% entre agosto e novembro, para melhorar o atendimento e cumprir os planos apresentados à Anatel.
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), destacou que as operadoras vêm cumprindo praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador. Segundo a entidade, as operadoras aumentaram os investimentos em 14% entre agosto e novembro, para melhorar o atendimento e cumprir os planos apresentados à Anatel.
De acordo com a
agência, o Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel
Pessoal (SMP) prevê a possibilidade de novas suspensões de comercialização e
outras sanções às operadoras.
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